A 1ª Feira da Agricultura Familiar e Artesanato de Araquari (Fafarta), realizada no campus do Instituto Federal Catarinense da cidade (IFC), contou a participação assídua dos alunos que se aproximavam das barracas dos produtores e artesãos, com curiosidade.
“Eu Achei bem interessante porque reúne diversas coisas. E o que mais me chamou a atenção foram os jogos”, conta Richard Eduardo da Silveira. Ele e os colegas se encantaram com os jogos de madeira produzidos pelo artesão José Carlos Pereira e a esposa Leci Peletti.
A Feira aconteceu hoje, 13 de junho, das 8h30 às 14h, com o objetivo de incentivar a prática da economia solidária no município e foi realizada por meio de uma parceria entre o Instituto Federal Catarinense de Araquari (IFC), e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca e da Fundação Municipal de Cultura.
E, de acordo com o depoimento dos alunos da instituição que conseguiram ver tudo de perto, a ideia já deu muito certo. “A feira está sendo bem descontraída e bem legal para os estudantes, porque aproxima mais a escola técnica da cultura de Araquari. Eu acho que deveria acontecer mais vezes”, diz Geverson Schmedler.
A Fafarta faz parte de um projeto de extensão do IFC, mas, foi também uma oportunidade para os produtores e artesãos do município mostrar seu trabalho para quem transita na unidade de educação. É uma forma de mostrar que Araquari têm um grupo forte de artesãos e produtores.
E para quem participou com as vendas de seus produtos, o resultado foi positivo. “Estava muito bom. A gente estava achando maravilhoso estar aqui. Comprar, vender, conversar com o público. Está sendo uma experiência bem bacana”, conta Jussara Krehnke. Ela e a família estavam vendendo produtos artesanais de panificação, como cucas de banana, nega maluca de biomassa e a receita original, além de chineques, que não duraram muito tempo na barraca. “Nós vendemos todos os chineques e estamos bem felizes”.
Araquari possui mais de 20 artesãos cadastrados na Fundação Municipal de Cultura, que atuam em diversas modalidades de trabalhos artesanais. E ainda têm mais de 420 produtores ativos cadastrados na Secretaria de Agricultura e Pesca, onde muitos fazem parte do programa da agricultura familiar.
Além da Fafarta, a Prefeitura, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e a Secretaria de Agricultura e Pesca realiza ainda a “Feirinha da Praça”. A feira acontece uma vez por mês, no Calçadão Dr. Senador Lúcio Corrêa, no Centro da cidade e também tem por objetivo valorizar os produtores e artesãos de Araquari, que passam a ter um espaço na cidade para comercializar seus produtos.
Atualmente, Araquari absorve 100% dos produtos de hortifruti, oriundos da agricultura familiar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em 2018, a agricultura teve mais uma conquista, a formação da Cooperativa da Agricultura Familiar de Araquari, que hoje é composta por 32 produtores que comercializam hortaliças, bananas, biscoitos, cucas, sucos naturais, caldo de cana, coxinha com massa de aipim, aipim, feijão, conservas e muitos outros produtos que estavam disponíveis também na Fafarta.
Fonte: Prefeitura de Araquari