A Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) promoveu, nesta sexta-feira (12), palestra sobre a importância do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e o papel dos conselheiros dentro do órgão. A atividade integrou o II Fórum de Eleição das Entidades Não-governamentais do município de Garuva.
A exposição foi ministrada pela assessora de Assistência Social da Associação, Evelise Maria Junkes Buzzi, e pela secretária-executiva do CMAS de Joinville, Natacha Madeira de Oliveira Santhiago, a convite do CMAS de Garuva. Evelise destaca a relevância da participação popular: “O conselho é o maior espaço de controle dentro da Assistência Social, então tudo o que a Assistência Social executa é pactuado no Conselho. É nesse espaço que a gente traz a sociedade civil para discutir a política”, concluiu.
Na ocasião foram eleitos cinco representantes e cinco suplentes não governamentais para o biênio 2019/2021. Eles comporão o quadro de conselheiros, que tem como principais funções fiscalizar as atividades do Conselho e a utilização dos recursos, além de acompanhar e controlar a execução das políticas municipais de Assistência Social.