You are currently viewing 2ª ação integrada de fiscalização na Baía Babitonga tem participação da Amunesc

2ª ação integrada de fiscalização na Baía Babitonga tem participação da Amunesc

  • Post author:
  • Post published:22 de julho de 2019
  • Post category:Sem categoria

O analista de projetos e engenheiro ambiental Nathan Gomes de Oliveira representou a Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), neste sábado (20), durante a realização da segunda ação conjunta de fiscalização na Baía Babitonga. A denominada Operação Uçá foi organizada pela Câmara Técnica de Fiscalização Ambiental do Grupo Pró Babitonga (GPB) e envolveu diversos órgãos públicos.

Nathan esclarece que “o objetivo da ação foi fiscalizar irregularidades relacionadas à pesca e embarcações, e também em terra fiscalizando edificações e invasões em Áreas de Preservação Permanente (APP). Nesta segunda ação, ainda ocorreu fiscalização na monobóia, que possui uma área de de segurança com limitações para atividades de pesca e navegação”, afirmou.

A ação aconteceu em diversos pontos da Baía Babitonga e também da região costeira adjacente, atingindo o Canal do Palmital, ilhas em toda a extensão da Baía Babitonga, Vigorelli, Espinheiros, Morro do Amaral, Vila da Glória, Pontal, Figueira e monobóia. Ao todo 27 pessoas e 7 embarcações participaram da Operação Uçá. As ações aconteceram também em terra firme e além da autuação, em casos de irregularidade, foram realizadas ações de educação ambiental. Novas ações conjuntas de fiscalização já estão em planejamento e acontecerão em breve.

Além da Amunesc, também participaram da operação a Marinha do Brasil, o Ministério Público Federal, a Polícia Militar Ambiental, a Polícia Civil (Divisão de Crimes Ambientais), as Secretarias Municipais de Meio Ambiente de São Francisco do Sul, Itapoá e Joinville, a Secretaria de Saneamento de Garuva e a SOAMAR – Sociedade Amigos da Marinha.

 

Texto elaborado com informações do Grupo Pró Babitonga (GPB).