A Amunesc participou, nesta terça-feira (30), da Assembleia Geral Extraordinária da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), representada pelos prefeitos Magno Bollmann, de São Bento do Sul, e Julio Cesar Ronconi, de Rio Negrinho, além do secretário-executivo da Associação, Tufi Michreff Neto. O evento foi convocado pelo prefeito de Tubarão e presidente da Fecam, Joares Carlos Ponticelli, e discutiu o orçamento da Federação para o ano de 2020. Na ocasião também foi aprovado o texto final da 9ª versão do Estatuto Social da Fecam.
Após a Assembleia os prefeitos e o secretário-executivo prestigiaram também o evento “Conversas de Impacto”, promovido pela Fecam em parceria com as Associações dos Municípios de Santa Catarina e a Escola de Gestão Pública Municipal (Egem). Os painéis objetivaram discutir medidas de proteção jurídica aos gestores públicos e abordaram, entre outros temas, a criminalização da política e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Para Tufi, as discussões são atuais e relevantes no contexto do municipalismo: “Pensar estes processos no momento político que nós vivemos é necessário e de muita importância. Todos os órgãos públicos e privados têm que se adaptar até agosto do ano que vem para atender à LGPD. Temos na Amunesc o compromisso em fazer uma boa gestão e isso inclui o respeito às leis e o bom relacionamento com os órgãos públicos”, afirmou.
A noite encerrou com o lançamento do próximo Congresso de Prefeitos, a ser realizado pela Fecam entre os dias 24 a 26 de setembro na Arena Petry, em São José. O tema do evento será “inovação, sustentabilidade e eficiência na gestão municipal”, dividido em três eixos: “Conversas de Impacto e Inovações”, “Cidades em Rede e Redes de Inovação” e “Gestão Eficiente”. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site https://congresso.fecam.org.br/.