O município de São Bento do Sul está novamente em destaque com o PSA – Pagamento por Serviços Ambientais – Produtor de Água do Rio Vermelho. Desta vez o PSA está em destaque por fazer parte das ações que concorrem na 21ª edição do Prêmio Fritz Müller, principal reconhecimento ambiental do estado de Santa Catarina. O Prêmio Fritz Müller é destinado a projetos e iniciativas que vão além da legislação ambiental e que resultam em benefícios para a conservação do meio ambiente.
O Prêmio é dividido em 15 categorias voltadas a projetos e ações desenvolvidos nas áreas de agricultura sustentável, conservação de insumos como água e energia, controle da poluição, tratamento de efluentes, reciclagem e resíduos sólidos, educação ambiental, gestão ambiental, turismo ecológico, entre outros. Além do troféu Fritz Müller, os projetos premiados nas 15 categorias receberão o Certificado IMA de Gestão Ambiental. Com esse certificado, o Instituto reconhece que os resultados ambientais da organização contemplada estão fazendo a diferença na preservação ambiental catarinense.
O PSA de São Bento do Sul foi inscrito na categoria Conservação de recursos naturais e da vida silvestre, e de acordo com o biólogo e diretor do Departamento de Meio Ambiente do Município, Marcelo Hübel, o PSA já conquistou reconhecimento nacional e internacional, sendo o pioneiro do Estado. “Estamos realmente confiantes por estarmos concorrendo nesta que é a principal premiação do Estado quando se fala em ações em prol do meio ambiente”, disse.
Para o prefeito Magno Bollmann, idealizador do programa que foi implantado em sua primeira gestão, ocorrida entre os anos de 2009 e 2012, esta é mais uma grande oportunidade para o amplo reconhecimento do programa implementado no município. Nesta gestão inclusive a administração trabalha para a ampliação e replicação do PSA, avançando para o município de Campo Alegre, no território onde nasce o rio Vermelho, e ampliando o programa para outras bacias hidrográficas, como do rio Banhados, em Serra Alta, e do rio Negrinho, no Centenário.
De acordo com o prefeito Magno Bollmann, ao ampliar o PSA, inclusive nas bacias que se estendem para outros municípios, proporcionando melhorias regionais significativas, está sendo respeitado o modelo de consorciamento que implantamos aqui e que tem como prioridades: a bacia hidrográfica como unidade de planejamento ambiental participativo; o suprapartidarismo político; os limites naturais ambientais; e ações participativas entre a sociedade civil e instituições públicas, fazendo referência ao Consórcio Intermunicipal Quiriri, que abrange os municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupá, o qual também foi o idealizador há 22 anos.
Premiação
A divulgação dos vencedores da 21ª edição do Prêmio Fritz Müller deve ocorrer em 14 de outubro e a solenidade de entrega da premiação está marcada para o dia 7 de novembro, na sede da FIESC, em Florianópolis.
Fonte: Prefeitura de São Bento do Sul