O Secretário-Executivo da Amunesc, Tufi Michreff Neto, representou a Associação na 3ª Reunião do Colegiado de Executivos das Associações de Municípios, realizado ontem e hoje na Associação de Municípios da Região Serrana (Amures). Entre outros temas*, os executivos debateram o fortalecimento das Associações de Municípios e a ampliação do portfólio de serviços. Também foram apresentadas algumas das boas práticas das Associações, que podem ser replicadas em outras regiões.
Para Tufi, trata-se de uma grande oportunidade de troca de experiências junto às outras 20 Associações de Municípios: “O papel da Associação se fortalece quando nós conseguimos trazer boas ideias e nos espelharmos em bons projetos que já acontecem em outros lugares do Estado. O objetivo final é melhorar os nossos processos internos, a nossa organização, para que tenhamos entregas mais efetivas e com melhores resultados para a população. Isso se reflete no desenvolvimento e organização regional. Todo mundo sai ganhando”, afirmou.
Uma das principais discussões do encontro tratou do Programa Recuperar, do Governo do Estado, que prevê que a manutenção das rodovias estaduais (roçada, tapa-buracos e sinalização vertical e horizontal) seja feita por parte dos municípios, através de consórcios. A assessora jurídica da Amures, Zenalda Vanin, fez uma explanação sobre reunião realizada entre a equipe do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama) e a Casa Civil do Governo para tratar do Programa Recuperar. Cada executivo de associação de municípios falou sobre o diálogo com o Estado em torno do assunto, salientando que a principal preocupação gira em torno do repasse de recursos.
Como anfitrião, o vice-prefeito de Lages Juliano Polese destacou a importância das reuniões descentralizadas e a troca de informações e conhecimento de outras realidades. O vice-presidente da Amures, prefeito de Bocaina do Sul Luiz Carlos Schmuler falou em nome dos prefeitos e destacou a integração entre as Associações: “vocês são os gestores das Associações de Municípios e este espaço é o fórum de troca de experiências. Importante, especialmente para as mobilizações e ações em prol dos municípios”, declarou.
*Com informações da Fecam