Na noite de quinta-feira ocorreu a 1ª audiência pública para revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Ambiental Urbano e Rural de Rio Negrinho. A ação foi coordenada pela Prefeitura de Rio Negrinho, Conselho da Cidade, e conta com a orientação técnica da Amunesc (Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina).
A revisão do plano diretor está prevista em lei, e visa adequar a legislação às transformações que as cidades passam. Durante o evento, o presidente do conselho de revisão do Plano Diretor Tcharles Purim ressaltou a importância do processo e da participação popular na ação. “É fundamental a participação de toda a sociedade, já que ele impacta diretamente no dia a dia de toda a cidade”, frisou ele.
Para o prefeito Julio Ronconi, a revisão do Plano Diretor é fundamental para que ajustes sejam realizados permitindo o pleno desenvolvimento de Rio Negrinho em harmonia com o meio ambiente urbano e rural. “São vários pontos observados que precisam de ajustes e agora, com a participação popular e ampla discussão, o Plano poderá ser aperfeiçoado”, analisou ele.
Durante a audiência, as arquitetas e urbanistas Nathalia de Souza Zattar e Tabata Yumi Fujioka, e o consultor jurídico em direito urbanístico Marlon Fernando da Silveira apresentaram a metodologia do processo de revisão, e quais os próximos passos que serão dados. O processo de revisão do plano diretor de Rio Negrinho contará com a realização de Seminários Temáticos, que acontecerão no mês de setembro em data a ser divulgada, com palestras abertas a todos, sobre temas de interesse da cidade.
Os seminários objetivam preparar a população para a etapa da Leitura Comunitária, que será realizada nas comunidades para levantar os anseios da população com relação ao planejamento da cidade, objetivando traçar um diagnóstico da cidade. O processo de revisão também contará com a Leitura Técnica, que será realizada com base nos dados e mapeamentos do Município.
Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho