You are currently viewing Equipe técnica da Amunesc participa de Seminário sobre Plano Diretor

Equipe técnica da Amunesc participa de Seminário sobre Plano Diretor

  • Post author:
  • Post published:12 de setembro de 2019
  • Post category:Sem categoria

A Equipe Técnica da Amunesc responsável por assessorar os municípios na revisão dos Planos Diretores participou, nesta quarta-feira, do Seminário “Pensar a Cidade”, promovido pela prefeitura de Rio Negrinho. O evento foi aberto ao público e aconteceu na sede do Instituto de Previdência de Rio Negrinho (Iprerio). Na ocasião foram ministradas palestras sobre o meio ambiente, patrimônio histórico e turismo.

Um dos destaques da noite foi a palestra sobre o patrimônio histórico e cultural, material e imaterial, da cidade de Rio Negrinho. “A palestrante demonstrou com imagens a história de Rio Negrinho e falou sobre importância das características, da memória, e destacou os lugares que têm carinho, que têm o afeto das pessoas”, declarou a arquiteta e urbanista da Amunesc, Tabata Yumi Fujioka. Para Nathalia de Souza Zattar, também arquiteta e urbanista da Associação, a palestra foi muito esclarecedora. Nathalia lembra de um dos exemplos citados na apresentação: “a chaminé, por exemplo, não foi construída para ser um monumento histórico, mas acabou se tornando um patrimônio devido ao vínculo afetivo”, declarou. Segundo Tabata, “a população tem que saber o que é importante se manter e preservar, porque não são só as características físicas que fazem parte da história da cidade, mas a memória”, concluiu.

De acordo com o secretário de Habitação do município, Tcharles Purim, o Seminário foi idealizado com o objetivo de “preparar a comunidade para a etapa de leitura comunitária, que será a próxima fase no processo de revisão do plano diretor de Rio Negrinho, através de palestras gratuitas sobre diversos temas de relevância para o desenvolvimento da cidade”. Tcharles também preside a comissão de revisão do Plano Diretor de Rio Negrinho.

Também representaram a Amunesc o desenhista e analista em design gráfico 3D, Luiz Augusto Laval dos Santos, e as estagiárias Louise Pires do Amaral e Bruna Souza Zimmermann. Entre os presentes também estavam estudantes do ensino superior da cidade. “É importante, quando está se pensando em planejar o futuro da cidade, que os jovens estejam presentes”, afirmou Tábata.

O evento continuará na próxima semana, com palestras sobre o Estatuto da Cidade e sobre habitação, no dia 17, e sobre a importância da consulta prévia, desenvolvimento econômico e cidades inteligentes, no dia 18. A entrada é gratuita.