You are currently viewing Trânsito seguro e mobilidade urbana são temas de evento realizado na Amunesc

Trânsito seguro e mobilidade urbana são temas de evento realizado na Amunesc

  • Post author:
  • Post published:20 de setembro de 2019
  • Post category:Sem categoria

A Amunesc está sediando, nesta sexta-feira (20), a I Mostra de Ações de Segurança e Educação no Trânsito do Norte Catarinense, evento integrante da programação da Semana do Trânsito, promovida pela Escola Pública de Trânsito (Eptran), da Prefeitura de Joinville.

O prefeito de Joinville, Udo Döhler, acompanhou a cerimônia de abertura. Em sua fala ele destacou a importância das discussões sobre a mobilidade urbana: “sem mobilidade nós não chegamos a uma sala de aula, ao posto de saúde, ao nosso local de trabalho. Vamos trabalhar de forma contínua e cada vez mais densa para que possamos dar uma segurança cada vez maior à mobilidade em nosso município”, afirmou.

A mostra conta com a apresentação de projetos e cases de sucesso na promoção da segurança no trânsito e na prevenção de acidentes. Entre os principais temas exibidos no período da manhã estão o conceito de smartcity e a evolução da mobilidade, a utilização de GPS com dados em tempo real e o desenvolvimento de gadgets e aplicativos voltados à engenharia de trânsito. Para o secretário-executivo da Amunesc, Tufi Michreff Neto, “a solução dos problemas de mobilidade das cidades passa também pelo uso inteligente da tecnologia. Ela é necessária para elaborar os estudos e testar modelos antes de efetivamente implementá-los”, destacou.

Tufi lembrou ainda da importância do desenvolvimento de políticas públicas voltadas à mobilidade: “precisamos observar o transporte público coletivo como uma política pública importante, porque é uma política que tem impacto direto em várias outras áreas, como a saúde. Além do estresse que o trânsito gera, temos a grande ocorrência de acidentes, especialmente envolvendo motocicletas, que são geralmente mais graves do que acidentes com outros tipos veículos. Estes acidentes geram ônus aos recursos públicos e aumentam as demandas em nossos hospitais. Quando desenvolvemos o transporte coletivo através de uma política pública que seja prioritária, conseguimos reduzir gastos em outras áreas”, declarou.

O secretário-executivo destaca ainda: “a grande importância da Semana do Trânsito e da discussão sobre a segurança está em pautar e mostrar que o trânsito impacta muito na vida das pessoas e que é preciso focar na educação no trânsito mas, também, desenvolver alternativas para que a população não dependa tanto de veículos individuais, que priorize o transporte coletivo. Esta deve ser a principal bandeira de luta dos gestores municipais hoje”, concluiu Tufi.

O evento promoveu também entrega oficial do selo Empresa Amiga da Bicicleta às empresas Embraco e Magrathea Labs. Trata-se, segundo a prefeitura, de “um reconhecimento concedido a entidades de Direito Privado que disponibilizem bicicletários integrados com banheiros, chuveiros, armários e vestiários adequados a ciclistas” em suas instalações.

A programação da manhã encerrou com a participação do juiz de direito do Juizado Especial Criminal e de Delitos de Trânsito (Jecrim), Décio Menna Barreto de Araújo Filho, que palestrou sobre crimes de trânsito. A Mostra continua durante a tarde, com a apresentação de cases como o Estacionamento Rotativo, o site do Detran, a utilização de Whatsapp para prevenção e segurança no trânsito, além dos projetos Escolhinha do Trânsito, Detru Educa e Aluno Guia.