A Associação dos Municípios de Santa Catarina (Amunesc) concluiu neste domingo (06) a Conferência Final da revisão do Plano de Diretor de São Francisco do Sul. O encontro foi realizado no Terminal Marítimo de Passageiros, no Centro. Somente para a Conferência Final foram realizas 9 reuniões, totalizando 51 horas de discussão das propostas oriundas da Consulta Pública.
O prefeito de São Francisco do Sul, Renato Gama Lobo, avalia positivamente o processo: “Nós entendemos que com o Plano Diretor a gente está planejando o município para as futuras gerações. Esta não é só uma vontade do prefeito, não é uma vontade do Executivo, essa deve ser a vontade do povo. Seguindo essa linha de raciocínio, temos um Plano Diretor democrático e participativo, e isso para nós é fundamental. É assim que nós construiremos uma cidade melhor para todos viverem. É importante para São Francisco ter o Plano Diretor definido e o papel da Amunesc foi fundamental no sucesso dessa empreitada”, concluiu Renato.
A revisão dos Planos Diretores dos municípios da Amunesc conta com assessoria técnica da Associação, responsável pela aplicação da metodologia dos processos de revisão. Para o Secretário-Executivo da Amunesc, Tufi Michreff Neto, “o Plano Diretor é um dos principais instrumentos de planejamento de uma cidade. Ele possibilita definir que investimentos poderão ser feitos no município e, consequentemente, influencia diretamente na geração de emprego e renda. A Amunesc possui corpo técnico extremamente qualificado e assessora os municípios associados com este propósito: assegurar que os anseios da população sejam atendidos e que o município se atualize e busque o desenvolvimento ordenado e sustentável para seus cidadãos”, afirmou Tufi.
A Revisão do Plano Diretor teve início em 2017 e segue agora para os últimos ajustes antes da audiência final, onde serão apresentados os resultados de todo o processo. O passo seguinte é o envio da minuta de lei para a Câmara de Vereadores, o que, segundo o prefeito, deve ocorrer até o fim do ano. Após aprovação do Legislativo, a revisão do Plano Diretor depende somente da sanção do prefeito.