Aconteceu, na manhã desta sexta-feira (08), na Amunesc, a 7ª Reunião do Colegiado de Defesa Civil da Associação. O encontro foi liderado pelo coordenador do Colegiado e representante da Defesa Civil de Araquari, José Antônio Vazquez, e contou com a participação do secretário-executivo da Associação, Tufi Michreff Neto.
Na oportunidade foi apresentado o Programa SC Resiliente, lançado oficialmente em setembro em São José, durante o 17º Congresso de Prefeitos, realizado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Segundo a Defesa Civil, o objetivo do programa é “fortalecer a cultura de resiliência a desastres no Estado, favorecendo a atuação municipal de forma prática e participativa, por meio de ações de redução de riscos”. O SC Resiliente é voltado para gestores públicos (prefeitos e coordenadores de Proteção e Defesa Civil), que podem optar pela adesão de janeiro a abril de 2020. Entre as categorias de atuação do programa está a realização de capacitações, a implementação de ações estruturais e não estruturais e a busca por parcerias e financiamentos.
A apresentação foi realizada pelo coordenador regional da Defesa Civil do Estado, Antonio Edival Pereira, que informou que os municípios serão orientados a desenvolver suas ações inicalmente através da realização de um diagnóstico, cujo principal objetivo é identificar os principais riscos e as capacidades dos municípios. A partir do diagnóstico os municípios definem, em conjunto com o Estado, quais ações serão desenvolvidas em cada ciclo, no que se denomina Agenda de Resiliência. Segundo Edival, após a execução do primeiro ciclo, de acordo com a capacidade de execução da Agenda de Resiliência, a Defesa Civil irá certificar e recompensar os municípios, que receberão as classificações Ouro, Prata e Bronze.
Os participantes da reunião fizeram ainda uma avaliação da Operação Primavera, do I Seminário Catarinense de Educação de Redução de Risco, realizado em Joinville, e do curso básico de modelagem hidrogeomorfológica de mapeamento de áreas susceptíveis à inundação, deslizamento e fluxo de detritos.
A próxima reunião do Colegiado de Defesa Civil ocorrerá no dia 18 de novembro, na Amunesc.