Cuidar de quem cuida dos outros.
Foi com esta filosofia que após uma conversa sobre ajudar os servidores profissionais que atendem e cuidam de pessoas em situação de vulnerabilidade, surgiu o programa “Cuidando de quem cuida”, organizado e ministrado pela coordenadora do Centro Municipal de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (CEMPICS) e também do Programa Farmácia Viva, Dra. Ana Carla Koetz Prade.
Conforme Ana, “a ideia surgiu após uma conversa com a secretária de Assistência Social Fábia Mengarda Bellarmino. Ela comentava sobre a importância do trabalho destes profissionais e também sobre o quão delicada e ao mesmo complicada são as situações vivenciadas pelos profissionais no dia-a-dia. Então pensei, se eles tem um trabalho que lida com o emocional tão diretamente por que não fazer algo para ajudar a pelo menos aliviar a carga que eles sentem? Já tinha ouvido falar em um trabalho parecido em algum município, então como temos aqui o nosso CEMPICS, trouxe algumas práticas para auxiliar estes profissionais da secretaria, e a experiência foi realmente ótima!”, disse Ana.
O programa iniciou no dia 4 e prosseguiu ao longo das tardes de segunda-feira, encerrando neste dia 25.
No decorrer dos quatro encontros foram utilizadas técnicas de auriculoterapia, aromaterapia, uso de plantas medicinais e chás.
O objetivo, segundo Ana, foi de proporcionar aos profissionais melhores condições de lidar com a carga do trabalho no dia-a-dia, estimulando técnicas de relaxamento e a conexão consigo mesmo, além de proporcionar-lhes conhecimento sobre a utilização de chás e óleos que contribuem para o relaxamento, melhora do sono, ansiedade, e demais benefícios para a saúde.
Em uma das tardes inclusive a fisioterapeuta Shirlei Pickusch Pereira promoveu sessões de meditação para os profissionais, e neste último encontro, Ana promoveu a prática da auriculoterapia para os participantes e encerrou servindo chá de melissa e explicando sobre sua utilização e demais benefícios.
Com o resultado positivo do programa, já se estuda aplicá-lo em outras secretarias no próximo ano.
“O retorno aqui dos profissionais foi muito positivo, e este feedback nos estimulou a levar o programa para outras secretarias da administração no próximo ano”, concluiu Ana.
Fonte: Prefeitura de São Bento do Sul