A Prefeitura de Rio Negrinho, por meio do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) iniciou um trabalho de georreferenciamento das redes de água existentes no município. A ação visa mapear via satélite todos os ramais e ligações existentes, agilizando processos de reparo e permitindo melhor decisão da equipe técnica.
O trabalho é desenvolvido pela empresa Logpro Sistemas de Saneamento. “O serviço contempla o registro de cada ligação de água através de coordenadas geográficas de alta precisão. Desta forma, está acontecendo a visita dos técnicos nas residências para efetuar os devidos registros das localizações”, explica o diretor-presidente do Samae, Gilson Reckziegel.
Gilson explica nesta fase de levantamento estão ocorrendo as visitas dos técnicos às residências. “Os técnicos estão devidamente uniformizados com camisas com a logomarca do Samae de Rio Negrinho. Nos casos em que o hidrômetro está ainda localizado no interior do imóvel é necessário a entrada do técnico para a efetivação do serviço”, ressalta ele.
Após o levantamento em campo, os dados serão lançados no software Geosan, que é totalmente gratuito e permite uma leitura em tempo real dos ramais e ligações de água. “Isso permitirá ao Samae encontrar redes e ramais com mais confiabilidade e velocidade, além de auxiliar na tomada de decisões da equipe de atendimento, de campo e de engenharia”, explica o presidente do Samae.
Fonte: Prefeitura de Rio Negrinho