You are currently viewing Conselhos de Cultura da região se encontram em Rio Negrinho

Conselhos de Cultura da região se encontram em Rio Negrinho

  • Post author:
  • Post published:16 de março de 2020
  • Post category:Sem categoria

O Secretário-Executivo da Amunesc, Tufi Michreff Neto, participou, na tarde desta quinta-feira (12), do Encontro Regional de Conselhos Municipais de Cultura, em Rio Negrinho. O evento aconteceu na Secretaria de Educação do município e reuniu artistas, conselheiros municipais de cultura, agentes, produtores e gestores culturais. O objetivo do encontro foi mapear os principais desafios locais e regionais para as políticas públicas de cultura.

O prefeito Júlio Ronconi participou da abertura e destacou a importância da cultura para a sociedade: “A todos vocês que querem um mundo melhor, quero agradecer. Um povo sem cultura é um povo sem identidade. Se nós não temos uma identidade forte lastrada na cultura que nos segue, nós não sabemos para onde vamos, e isso é muito ruim. Uma sociedade perdida é uma sociedade sem desenvolvimento, e o desenvolvimento passa obrigatoriamente pela educação e pelo sistema cultural”, afirmou o prefeito.

O encontro foi promovido pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) e pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em parceria com a Amunesc e a prefeitura de Rio Negrinho. O Secretário-Executivo da Associação apresentou as ações da Amunesc na área da cultura e destacou a atuação do Colegiado de Cultura: “Sem planejamento os prefeitos atuais e os próximos prefeitos não saberão qual caminho seguir com seus gestores culturais. É nesse sentido que nós esperamos contribuir, como Amunesc, como Associação de Municípios, para o desenvolvimento da cultura da região. No ano passado nós discutimos muito o apoio da Amunesc para o fomento do setor através da criação e implantação dos Planos Municipais de Cultura e nós estamos contratando uma empresa que vai trabalhar para a implantação, a rediscussão e a melhoria dos Planos Municipais de Cultura nos municípios da região”, declarou Tufi.

Entre outros temas foram abordados o Sistema Nacional e os Sistemas Municipais de Cultura, as Leis de Incentivo, além das políticas do Governo do Estado e das Fundações de Cultura para o desenvolvimento do setor. O Gerente de Patrimônio Imaterial da FCC, Rodrigo Rosa, apresentou a Fundação e abordou o papel do Estado na criação de premiações e reconhecimentos para artistas e produtores culturais, como o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura.

“A FCC está completando quatro décadas e está buscando descentralizar os serviços e os recursos, proporcionando que as políticas do Estado cheguem também ao interior, não fiquem somente no litoral. Estamos aqui hoje para ouvir as críticas e as sugestões de vocês e transformá-las em propostas efetivas que auxiliem para a melhoria dos nossos processos e o desenvolvimento da cultura no Estado”, explicou Rodrigo, que representou na ocasião a Presidente da FCC, Ana Lúcia Coutinho.

O presidente da Câmara de Vereadores de Negrinho, Luciano Alves, também participou da abertura e salientou o trabalho realizado pela Câmara na promoção de projetos que valorizem os talentos municipais: “Este ano nós vamos criar uma mídia nova do hino de Rio Negrinho e do Hino Nacional com os corais da cidade e com a banda-concerto de metais que nós temos na cidade, utilizando as pratas da casa”, disse Luciano.

O evento contou ainda com a presença da conselheira estadual de cultura, Dolores Tomaselli, que abordou a estrutura do Conselho, órgão responsável pela discussão, encaminhamento e acompanhamento da implementação e cumprimento das políticas públicas estabelecidas. “Esta é uma região muito rica que tem um trabalho constante na área da cultura, do desenvolvimento da arte, do patrimônio histórico. Estamos aqui hoje para trabalharmos para desenvolver o nosso país a partir do desenvolvimento de ações nestas áreas”, concluiu Dolores.