You are currently viewing Caminho dos Príncipes: gestores do turismo se reúnem e buscam reestruturar o setor

Caminho dos Príncipes: gestores do turismo se reúnem e buscam reestruturar o setor

  • Post author:
  • Post published:6 de maio de 2020
  • Post category:Sem categoria

O Secretário-Executivo da Amunesc, Tufi Michreff Neto, participou na manhã de hoje (06) de um encontro online para debater o futuro do turismo na região. A reunião da Instância de Governança Caminho dos Príncipes foi realizada por videoconferência e teve como principal objetivo preparar a reestruturação do setor no enfrentamento da crise provocada pelo Novo Coronavírus.

Para Tufi, o momento é delicado. “Vemos nossos prefeitos fazendo esforços para reduzir os custos das prefeituras e redirecionar os investimentos para a área da saúde, e isso consequentemente provoca impacto nos recursos destinados ao turismo, uma área que já sofria com a escassez de investimentos. Temos essa preocupação e estamos conversando com os prefeitos para que busquemos uma solução. Sabemos que a área do turismo é um motor importante da nossa economia e vamos fazer o possível para fomentar o desenvolvimento do setor”, concluiu o Secretário-Executivo. 

No encontro, o grupo debateu propostas para a elaboração de uma campanha para a retomada do setor de turismo na região conhecida como “Caminho dos Príncipes”. O objetivo é provocar o reaquecimento do setor, que foi fortemente atingido pelos decretos de quarentena e distanciamento social, além de estimular a retomada do atendimento ao turismo com ênfase nos roteiros regionalizados. 

Segundo a presidente da Instância de Governança e representante da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), Maria Conceição Junkes, é preciso iniciar um planejamento para proporcionar o estímulo ao setor quanto à retomada de suas atividades: “o Coronavírus é uma nova realidade com a qual nós vamos aprender a lidar, como já lidamos com problemas graves como a dengue e a H1N1. É hora de nos prepararmos e capacitarmos o setor para a volta”, declarou. 

A Instância organizará então um Plano de Retomada, elaborado por diferentes Grupos de Trabalho que focarão no desenvolvimento de produtos, na capacitação dos trabalhadores do turismo e na comunicação.