Cumprindo a legislação eleitoral que exige a descompatibilização da diretoria para a candidatura à reeleição aos cargos de prefeitos, Dr. Rodrigo Adriany David renunciou à presidência da Amunesc. A carta de renúncia foi assinada nesta quinta-feira na sede da Associação. Os vice-presidentes e os integrantes do Conselho Fiscal também deixam a diretoria.
Médico, Dr. Rodrigo assumiu a presidência da Amunesc em fevereiro e teve papel fundamental na condução da Associação no período em que os municípios se preparavam para o enfrentamento da pandemia provocada pelo Novo Coronavírus. Entre as realizações de sua gestão está a coordenação das ações estratégicas de combate à Covid-19 e a cobrança por mais diálogo com o governo estadual, além da entrega de projetos aos municípios.
“Quis o destino que eu fosse presidente da Amunesc num momento de pandemia. Com minha experiência como médico, pude dialogar com os prefeitos da região e orientar quanto à tomada de decisões. Foi um período curto, mas de grandes aprendizados e superação de desafios”, destacou o prefeito.
A priorização do Home office e a impossibilidade de aglomerações fez com que as Assembleias de Prefeitos da Associação passassem a ser realizadas por videoconferência. O Secretário-Executivo da Amunesc, Tufi Michreff Neto, ressalta: “a pandemia nos trouxe novos cenários e, por mais que a gestão do Dr. Rodrigo tenha sido breve, este foi o período em que mais realizamos o encontro entre os prefeitos. Sua atuação trouxe mais integração e mais segurança aos prefeitos da região na condução dos processos em seus municípios”, concluiu.
Como último ato, mais conquistas para a região
Antes de deixar a presidência, Dr. Rodrigo fez a assinatura de contratos que beneficiarão toda a região. Entre eles está a contratação de uma empresa que prestará assessoria para a elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) para o município de Campo Alegre e o aporte de recursos em ações de retomada do setor turístico não período pós-pandemia estrategicamente planejadas de forma integrada com a Instância de Governança Caminho dos Príncipes.
O Secretário-Executivo coordenou o Grupo de Trabalho de Captação de Recursos e destaca a importância do investimento: “o turismo foi bastante afetado pela pandemia e é um setor estratégico para a retomada econômica. Sabemos que através da divulgação dos nossos atrativos e do fomento ao turismo da nossa região nossos municípios terão ainda mais condições de superarem a crise”, concluiu Tufi. Outras entidades também aportarão recursos.
Entenda a renúncia
A lei eleitoral determina que a descompatibilização dos cargos deve ser feita quatro meses antes da eleição no caso da candidatura dos prefeitos. Apesar de a manutenção do pleito deste ano ainda estar em discussão no legislativo federal e da possibilidade de mudanças no calendário eleitoral, a Associação segue a determinação legal vigente. Também por este motivo, os presidentes das Câmaras de Vereadores integrantes do Conselho Fiscal fizeram a descompatibilização no dia 04 de abril, seis meses antes do pleito. A eleição da nova diretoria e conselho fiscal da Amunesc será realizada no próximo dia 16.