You are currently viewing Coronavírus: para ampliar leitos e manter o funcionamento de UTIs, Comissão macrorregional de saúde pede auxílio ao Governo

Coronavírus: para ampliar leitos e manter o funcionamento de UTIs, Comissão macrorregional de saúde pede auxílio ao Governo

  • Post author:
  • Post published:14 de julho de 2020
  • Post category:Sem categoria

A Comissão Regional para Combate e Enfrentamento à Pandemia do Novo Coronavírus na macrorregião Planalto Norte e Nordeste enviou, no fim de semana, ofícios pedindo auxílio para a ampliação de leitos de UTI e para o envio à região de medicamentos sedativos. Os documentos foram endereçados ao Governador Carlos Moisés da Silva, com cópia ao Secretário de Saúde do Estado, André Motta Ribeiro, e também enviados à Deputada Federal Carmen Zanotto, relatora da Comissão de Enfrentamento à Covid-19 da Câmara dos Deputados. A medida já gerou resultados: foi anunciado pelo Ministério da Saúde o envio de 250 respiradores para Santa Catarina, e o Ministério também fará a compra de medicamentos junto ao Governo do Uruguai. Nesta terça-feira (14), a Secretaria da Saúde de Joinville também recebeu cinco respiradores cedidos pelo Governo do Estado para o enfrentamento da pandemia.

A Deputada Carmen Zanotto abordou as necessidades da região em reunião técnica da Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19, realizada ontem (13) na Câmara dos Deputados, em Brasília. “A nossa expectativa é de que isso chegue muito rapidamente. Estamos no inverno e precisamos deste socorro”, afirmou a deputada. 

A aquisição de medicamentos sedativos e relaxantes musculares, também conhecidos como kits intubação, é justificada pela gravidade da região, atualmente em nível grave. Segundo o ofício, o fornecimento dos medicamentos é necessário “para que seja possível continuar a fornecer atendimento adequado aos pacientes de Covid-19 já internados e possibilitar novas internações”, O documento também reforça: “a falta destes insumos pode agravar a situação, que já é de colapso. A atual falta destes medicamentos já está impossibilitando a internação de novos pacientes em algumas unidades de saúde”.

Os ofícios contêm ainda uma relação de requisições de equipamentos e habilitação de novos leitos, entre elas cinco respiradores pulmonares e cinco monitores multiparamétricos para o Hospital Santa Cruz, em Canoinhas, e dez respiradores pulmonares para o Hospital São Vicente de Paulo, em Mafra. A Comissão também solicita auxílio no trâmite para a habilitação de 5 cinco novos leitos especializados de UTI Covid-19 no Hospital Santa Cruz, em Canoinhas, e cinco leitos de UTI no Hospital e Maternidade Sagrada Família, em São Bento do Sul. Dois destes leitos já estão habilitados junto ao SUS em operação. 

Assinaram os ofícios o Presidente da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) e Prefeito de Joinville, Udo Döhler, o Presidente da Associação de Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) e Prefeito de Corupá, João Carlos Gottardi, o Presidente da Associação de Municípios do Planalto Norte (AmplaNorte) e Prefeito de Mafra, Wellington Roberto Bielecki, a Secretária-Executiva da Amunesc, Simone Schramm, e a Coordenadora da Comissão e Diretora-Executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Nordeste de Santa Catarina, Ana Maria Groff Jansen. A Comissão é composta ainda pelos presidentes da CIR Nordeste e da Planalto Norte, pelo coordenador macroregional de saúde de Joinville e pela supervisão regional de saúde de Mafra, pelos apoiadores do Cosems da região Nordeste e da região Planalto Norte e por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Joinville. No total, 26 municípios compõem a macrorregional.