A Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) acompanha, nos meses de novembro e dezembro, as audiências públicas virtuais que discutirão o planejamento de ações para a elaboração ou revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Os planos serão totalmente finalizados na primeira quinzena de dezembro, quando ocorrerão as oficinas com os comitês diretores locais para apresentação das agendas de implementação dos planos.
Assessor do Colegiado de Meio Ambiente da Amunesc, o analista de projetos Nathan Gomes de Oliveira destaca a importância do documento para os municípios: “o PMGIRS é um diagnóstico da situação atual e um planejamento para um horizonte de 20 anos sobre a gestão e o gerenciamento dos resíduos que o município pretende realizar. Este plano é condição fundamental para que os municípios tenham acesso aos recursos federais. Por meio deste, os gestores municipais poderão receber ajuda financeira para realizar o manejo adequado dos resíduos sólidos”, declarou Nathan.
As audiências públicas nos municípios da região da Amunesc são os eventos relacionados às metas três e quatro, de um total de cinco etapas, e tem como objetivo promover discussões sobre alternativas de gestão e planejamento de ações. Atualmente, os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul ja realizaram suas audiências públicas. Em Rio Negrinho a audiência está agendada para o próximo dia 17, e em São Bento do Sul para o dia 04 de dezembro.
A Associação atua como interveniente do contrato elaborado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, do Governo do Estado. O objetivo é propor e atualizar as metas e ações em âmbito local, e incentivar intervenções compartilhadas entre os municípios.