You are currently viewing Amunesc entrega projeto de ampliação do Museu do Sambaqui para a prefeitura de Joinville

Amunesc entrega projeto de ampliação do Museu do Sambaqui para a prefeitura de Joinville

  • Post author:
  • Post published:8 de fevereiro de 2021
  • Post category:Sem categoria

Os projetos elaborados pela Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) para a ampliação do Museu Arqueológico de Sambaqui já estão nas mãos da administração municipal de Joinville. A entrega foi feita na última quinta-feira (04) ao prefeito Adriano Silva, ao Secretário de Cultura e Turismo Guilherme Gassenferth e à vice Rejane Gambin. A ampliação está orçada em aproximadamente R$ 2,2 milhões e deve minimizar os impactos das recorrentes cheias do Rio Cachoeira.

“Este é um importante projeto que vai promover incentivo à ciência e à pesquisa em Joinville, protegendo o acervo contra as enchentes e estimulando a cultura e o turismo em nossa cidade”, declarou o prefeito.

A nova estrutura tem total de 858m² e será construída no espaço que atualmente é destinado para estacionamento. Parte dos recursos para a execução das obras já está garantida. Um total de R$ 1,25 milhão foi destinado pelo Instituto Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) referente a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O projeto prevê a criação de área para a reserva técnica, onde será guardado o acervo do museu, além de dois laboratórios (seco e molhado), área administrativa e técnica (setor educativo, de museologia e de arqueologia) e salas para a secretaria e para a coordenação. Também está prevista a construção de uma sala de reuniões com capacidade para 12 pessoas. A Secretária-Executiva da Amunesc, Simone Schramm, e a Arquiteta e Urbanista da Associação, Nathália Zattar, realizaram a entrega.

Para o Secretário de Cultura e Turismo, a ampliação simboliza um novo compromisso. “Temos a intenção de renovar também os outros espaços culturais e museológicos de Joinville, movimentando novamente a cena cultural e turística da nossa cidade. Este é o nosso primeiro passo”, concluiu Guilherme.