Secretários e gestores do meio ambiente da região da Amunesc estiveram reunidos ontem (03) por videoconferência para a apresentação e a entrega simbólica dos Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Os documentos foram elaborados através de contrato firmado pelo Governo do Estado com interveniência da Amunesc, e levaram cerca de dois anos para serem concluídos. A entrega aconteceu após reunião do Colegiado da Associação.
A reunião contou com a participação de autoridades da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, como o Secretário Executivo de Meio Ambiente, Celso Lopes de Albuquerque. O Secretário elogiou o planejamento desenvolvido e destacou a importância do documento para a gestão ambiental: “Este é um trabalho que não para nunca, que precisa ser constantemente atualizado. Os municípios têm agora um importante instrumento para nortear as políticas voltadas ao meio ambiente, um documento que os qualifica para receber também diversos recursos dos governos federal e estadual”, afirmou.
Além da revisão dos Planos individuais, a empresa contratada elaborou também um Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, que integra a região para uma atuação unificada no que diz respeito à destinação correta de resíduos. A elaboração foi executada em cinco etapas e contou com a participação da sociedade civil. Há, no documento, a programação de ações a curto, médio e longo prazo, o que inclui a previsão de atividades a serem executadas até 2040.
“Temos um árduo trabalho pela frente, mas é um trabalho do qual temos muito orgulho. Quantos anos para vermos os planos entregues”, declarou a Secretária-Executiva da Amunesc, Simone Schramm. Fazem parte da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.