A Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) reuniu, nesta quinta-feira (04), os secretários responsáveis pelas pastas de desenvolvimento econômico das prefeituras associadas. O Colegiado, que estava com atividades paralisadas desde antes do início da pandemia, foi reativado devido especialmente à necessidade de buscar a integração dos municípios pelo desenvolvimento da região.
O mentor do Colegiado é Piter Santana, representante da Amunesc também é o proponente do Colegiado de Desenvolvimento Econômico da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), onde atuou como coordenador. Para ele, a integração entre os municípios e as Associações é fundamental. “Santa Catarina tem 295 municípios. São 295 histórias com uma mesma base e uma mesma necessidade: ampliar os investimentos para potencializar as qualidades de cada município”, afirmou. Piter já conduziu o colegiado também na Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis) e é o responsável pela proposta de criação do grupo na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).
Por se tratar da primeira reunião do Colegiado, foram eleitos coordenador e vice para o ano de 2021. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Esporte e Turismo de Garuva, Clinton Severiano, assumirá a coordenação, enquanto a vice-coordenação ficará a cargo do Secretário Gilson Kolenez, de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Rio Negrinho.
Neste primeiro encontro também foram levantadas as principais demandas de cada município. “A reativação do colegiado se torna importante para a troca de informações e suas experiências”, declarou o coordenador. Clinton também falou sobre suas expectativas para este ano: “espero o fortalecimento imediato de uma relação maior entre os gestores públicos da nossa região, contribuindo para alcançar a geração de mais emprego e renda através do desenvolvimento econômico”, concluiu.
O fortalecimento do Desenvolvimento Econômico leva os municípios a receberem diversas oportunidades e a atraírem investimentos, acrescentando assim a arrecadação municipal e contribuindo para a ampliação de investimento em outras áreas, como saúde e educação, por exemplo.