Fornecer aos municípios indicadores que orientem a elaboração de planejamentos e políticas públicas eficazes: este foi o objetivo da segunda reunião do Colegiado de Desenvolvimento Econômico da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), realizado na última quinta-feira (25) por videoconferência. Dados de finanças municipais e desenvolvimento social foram apresentados aos secretários de desenvolvimento das prefeituras associadas.
O Diagnóstico Socioeconômico Regional apresentado na reunião foi elaborado pela Gove Digital em parceria com a Amunesc. O documento conta com mais de 50 indicadores em áreas como saúde, educação, segurança e saneamento, além de dados sobre economia, emprego e renda. Para Breno Coelho, responsável pelo Relacionamento Institucional da Gove, a análise detalhada dos dados deve ser base para a gestão: “desenvolvimento requer mudança e para isso é necessário um profundo entendimento do contexto. Se não tiverem um diagnóstico preciso, os municípios farão planejamentos ineficazes e implementarão medidas que não funcionam”, declarou.
Segundo o coordenador do Colegiado e secretário de Desenvolvimento Econômico, Esporte e Turismo de Garuva, Clinton Severiano, a iniciativa deve impulsionar as prefeituras: “é muito importante que a gente inicie os nossos trabalhos já com estes dados, um retrato em números do que os nossos municípios representam para a região e para a população. Temos em mãos agora um documento que vai nos ajudar a definir para onde devemos direcionar nossos esforços”, disse.
“O diagnóstico é um compilado de dados de diferentes fontes oficiais e nos ajuda a entender a situação atual dos municípios em comparação com outras cidades da região. São pilares para a definição e execução de estratégias”, afirmou Piter Santana, mentor do Colegiado. O grupo foi reativado no início deste ano, e faz parte de uma iniciativa da Amunesc em reformular a forma de interação com as prefeituras e intensificar a integração entre os municípios.