Os municípios da região da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) iniciaram o cadastramento de profissionais da educação para o planejamento da vacinação contra a Covid-19. São Bento do Sul foi a primeira cidade da região a distribuir o formulário, que deverá ser preenchido pelos profissionais. Apesar de ainda não haver uma previsão de início da imunização deste grupo, o levantamento é fundamental para identificar o quantitativo necessário de doses e facilitar o planejamento.
Serão cadastrados profissionais das instituições de ensino público e privado, que atuam na Educação Básica, Educação Especial, Profissional e Superior. A coleta dos dados é de responsabilidade da secretaria de educação de cada município e tem como objetivo identificar todos os trabalhadores que estejam em atividade, de forma presencial ou remota.
As Secretarias de Estado da Educação e da Saúde elaboraram o formulário padrão, em conjunto com a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (UNDIME/SC), a Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Sindicato das Escolas Particulares do Estado de Santa Catarina (SINEPE/SC) e a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Em reunião do Colegiado de Educação da Amunesc realizada nesta terça-feira (27) a dinâmica foi apresentada aos secretários municipais. “A Amunesc está intermediando o processo junto ao Governo do Estado. O formulário foi repassado para os municípios, que criarão agora cada um o seu formulário e distribuirão para os profissionais fazerem o preenchimento”, disse a facilitadora do Colegiado, Glória Cristiane Campos.
O secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, destacou a importância do trabalho conjunto para que o plano seja executado de maneira ágil e organizada: “Tivemos uma experiência muito positiva com a construção do Plano de Contingência para a Educação (PlanCon), que virou referência para vários estados com regramentos em todas as redes. Queremos deixar todos os 295 municípios no mesmo patamar para conseguirmos iniciar a vacinação rapidamente assim que tivermos as doses disponíveis, começando com os públicos mais vulneráveis”. A Amunesc também intermediou o processo de elaboração dos PlanCons junto aos municípios associados.
Planejamento para aplicação das doses
Segundo o Governo do Estado, o Plano de Vacinação considera critérios de prioridade para a vacinação dos profissionais com maior risco de contágio de Covid-19. A proposta apresentada pelo governo para a vacinação dos profissionais de educação considera a existência de áreas de atuação que estão mais expostas ao contágio pela Covid-19 devido à dificuldade da utilização de máscaras e à prática do distanciamento social, como as turmas de educação infantil.
Entre outras perguntas, o formulário questiona se o profissional faz parte do grupo de risco para a Covid-19, se reside com idosos ou se já tomou a vacina. O plano considera a maior vulnerabilidade dos profissionais que estão atuando nas modalidades de ensino presencial ou mista.