A equipe técnica de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) apresentou ao prefeito de Garuva e presidente da entidade, doutor Rodrigo Adriany David, o projeto do novo pórtico do município.
A obra está prevista para se construída na Avenida Paraná, principal via de acesso a Garuva para quem chega pela rodovia BR-101. O pórtico é composto por diversas estruturas que se conectam entre si, variando de três a 9 metros de altura. Essa variação geométrica remete à simbologia do Monte Crista, que é o principal cartão postal da cidade.
Na face superior dos volumes que compõem o pórtico foi utilizado pingadeira de granito, que é um elemento da composição rochosa do próprio monte. Também há faixes de luz que destacam o monumento durante o período noturno. Eles fazem uma simbologia aos desbravadores que foram pioneiros na fundação do município, concretizada em 1963.
A representatividade dos rios do município é destacada pelo revestimento do pórtico, com seixo telado natural. Outros feixes de luz usados numa das colunas representa quedas de água, reforçando a ligação da cidade com a natureza hídrica.
A estrutura tem a presença do brasão do município e as inscrições: “Seja Bem-Vindo a Garuva – Santa Catarina Começa Aqui”, fazendo alusão de ser o primeiro município do Estado, para quem chega do Paraná. E no outro lado tem a saudação: “Volte Sempre a Garuva”.
A obra está em processo de licitação e a expectativa que o edital seja lançado em 15 dias. Os recursos que serão investidos são do Ministério do Turismo.
Unidades de Saúde
A equipe técnica do setor de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo da Amunesc também entregou à Prefeitura de Garuva dois projetos de revitalização e padronização das fachadas das Unidades Básicas de Saúde Baraharas e Giorgia Paula. Essas estruturas também vão passar por revitalização interna. Ainda não há previsão para início das obras.