Os integrantes do Colegiado de Meio Ambiente da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) se reuniram nesta quarta-feira (18/08) e uma das prioridades definidas foi trabalhar de forma integrada na elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental do Quiriri.
O local é um ponto de atrativo turístico na região devido às trilhas para caminhadas, cachoeiras e da paisagem vinculada à cadeia geográfica da Serra do Mar, que conta com picos de 1,5 mil metros de altitude.
A ideia é mobilizar os municípios diretamente relacionados nesta área, como Garuva, Joinville e Campo Alegre, além de Tijucas do Sul, no Paraná, para que as equipes técnicas discutam juntamente as propostas para a montagem de um plano único, destacando as particularidades de cada localidade.
O Plano de Manejo dá diretrizes técnicas e de uso do local, a fim de garantir a proteção ambiental, sustentabilidade e preservação.
Essa proposta será ampliada dentro da Amunesc para verificar a possibilidade de contratação técnica para execução deste material.
A reunião também reforçou a necessidade de ampliar a discussão a respeito da implantação do aterro sanitário regional. A proposta é uma das prioridades da Amunesc, que pretende levar essa temática dentro do consórcio multifinaritário, que visa fomentar ações integradas regionalmente. O consórcio está em processo de formalização.