O Colegiado de Assistência Social e Habitação da Amunesc realizou nesta quarta-feira (22/09) a reunião presencial com os integrantes que representam os municípios associados.
Entre os temas debatidos foi a inclusão de projetos relacionados à proteção da mulher no Consórcio Intermunicipal Multifinaritário da Região da Amunesc (CIM-Amunesc). A proposta é implantar um abrigo regionalizado às vítimas de violência em São Bento do Sul, que vai atender também as cidades de Campo Alegre e Rio Negrinho. Esse planejamento será aprimorado nas ações executivas do consórcio.
Na reunião, a assessora de Assistência Social da entidade, Evelise Maria Junkes Buzzi, repassou aos integrantes que o serviço referencial de apoio no atendimento de Escuta Especializada tem o suporte por meio de Campo Alegre, onde a psicóloga Danielle Almeida da Guia é a multiplicadora desta temática na região Nordeste.
A Escuta Especializada é um procedimento de entrevista sobre uma possível situação de violência contra criança ou adolescente, e tem o objetivo de garantir a proteção e o cuidado da vítima.
A assessora de Assistência Social destacou que a Amunesc oferece todo o suporte para atendimento de dúvidas e orientações nas implantações das políticas públicas de desenvolvimento social na região.
O Plano de Contingência de Assistência Social que está sendo elaborado pelo Estado será encaminhado aos municípios e a Amunesc vai dar o suporte para a implantação, conforme a necessidade específica de cada cidade.
“A Amunesc é parceira da Assistência Social para dar todo suporte no fortalecimento deste importante serviço à população”, reforçou Evelise.
O encontro também reforçou a importância da Assistência Social dar o apoio às situações envolvendo indígenas e aos imigrantes legalizados, pois são usuários que têm direito ao atendimento social, além da adoção do protocolo sanitário para retomada dos serviços de convivência.
Caso houver dúvidas, que sejam sanadas com suporte da Vigilância Sanitária do município para que os atendimentos retomem com os cuidados básicos de prevenção à Covid-19.