O abuso sexual é a segunda maior violência contra crianças no Brasil, de acordo com dados do Sistema de Vigilância de Violências e Acidades (Viva) do Ministério da Saúde, ficando pouco atrás apenas para as notificações de negligência e abandono.
E com o objetivo de aprofundar as discussões sobre o tema, incentivar as denúncias e a percepção sobre as crianças que podem estar sofrendo abuso e violência, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Araquari e o Instituto Federal Catarinense (IFC – Campus Araquari) e a Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) realizaram no dia 18 de maio (quarta) o 1º Fórum Regional Contra Abuso e Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, na sede da Associação.
“O evento faz alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil e é a primeira de outras ações que planejamos para trabalhar o tema, provocando diversos órgãos e entidades para que sigam conosco no enfrentamento dessas questões”, comenta Marcus Vinícius Nogueira, presidente do CMDCA de Araquari.
O Fórum contou com a participação de representantes dos nove municípios que integram a Amunesc, além de conselheiros tutelares, representantes das Secretarias de Assistência Social, prefeitos, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público. “Um evento que contou com a participação dos poderes legislativo, executivo, judiciário, da sociedade civil e organizada e claro, dos adolescentes”, comenta o presidente.
DISQUE DIREITOS HUMANOS – Denúncias de violação de direitos humanos de crianças e adolescentes podem ser feitas pelo Disque 100. A ligação é gratuita e a denúncia pode ser feita de forma anônima, ou diretamente no Conselho Tutelar de sua cidade.